A dica de hoje vai para os óleos que usei e tenho usado:
- Óleo de rícino (= óleo de mamona, castor oil)
É óptimo tanto pra quem tem cabelos naturalmente encaracolados, como para quem tem cabelos quimicamente tratados (relaxamento, desfrisagem, permanentes).
Este óleo proporcionou-me um certo crescimento no cabelo quando o usava naturalmente, e agora também que resolvi relaxar os caracóis (o resultado é visível).
Utilizo-o cerca de 2 a 3 vezes por semana. Coloco-o no couro cabelo e faço massagens para penetrar melhor no couro cabeludo. E também o utilizo como finalizador de pontas, ou seja, coloco alguma gotas deste óleo para hidratar as pontas, que geralmente estão sempre secas.
Coloco, principalmente, mais quando sei que estou prestes a lavar o cabelo. Pois não convém "entupir" o couro cabeludo com o óleo a mais. Ele é bom, mas nada de exageros.
O óleo de rícino é de cor amarelada, como está ai na imagem, é um pouco viscoso, e apresenta um cheiro um tanto-o-quanto característico. Quem já o usou (ou usa) saberá do que digo. O cheiro não é muito incomodo, mas tem um pouquinho de cheiro, o que é normal. A mim não me incomoda apenas faço referência disso para que se saiba.
Para quem o quiser comprar poderá sempre procurar uma drogaria, que vende doses a vulto, ou seja, na quantia que cada um escolher; em lojas online; em lojas dietéticas .... Compro sempre em drogarias porque sai-me mais barato e compensa-me mais. Mas isso depois vai a gosto e possibilidade de cada um de comprar.
A quem utilize este mesmo óleo para outros fins como para as pestanas, pele. Mas para mim a finalidade principal é mesmo o cabelo...
- Óleo de coco (= coconut oil)
Este é um dos óleos que recorro mais para tratar da hidratação:
Intercalo por vezes com o óleo de rícino. Por exemplo, numa semana em que não uso nada do óleo de ricino utilizo o óleo de coco. Tanto na raíz do cabelo como nas pontas. Exactamente como faço com o outro óleo.
Ele é bom. Cheira muito bem, e deixa o cabelo muito suave.
No que toca no crescimento do cabelo não sei dizer ao certo se ajuda no crescimento ou não. Comigo para isso não funciona, mas ainda assim continuo a utilizar tanto no seu estado de óleo " natural", como em mascaras de cuidado intensivo, que mais à frente irei indicar como o fazer.
A quem prefira utilizar o óleo de coco em pomadas ou cremes para o cabelo. Tambémobterão resultado com isso. Eu é que prefiro utilizar óleos ao invés de cremes/pomadas.
As suas características são: não tão viscoso como o óleo de rícino, é mais líquido. Cheira bem.É o que posso dizer.
- Óleo Dabur Amla (=Dabur Amla oil)
Este é um óleo muito usado pelos cabelos indianos. Mas isso não quer dizer que outros tipos de cabelo não o possam usar. Eu comecei a utilizar este óleo recentemente, e uso-o para enriquecer as mascaras de hidratação.
Este óleo segundo o que indica as instruçcões de utilização que vem na embalagem, é para ser colocado cerca de duas colheres de chá do óleo (10ml) no couro cabeludo e deixar agir por 1h. E retirar com o shampoo. Recomenda-se de 2 a 3 utilizações por semana.
Pois bem, eu pessoalmente, nem sempre o utilizo desta forma. Por vezes coloco na minha mascara de hidratação, juntamente com outros óleos, e deixo agir cerca de 45 min ou as vezes um pouco mais de tempo.
Este óleo favorece o crescimento de cabelo, mas também o faz escurecer. Por isso para quem tenha madeixas, nuances, ou o cabelo claro mesmo, e não o pretenda ter mais escuro, não o recomendo. Eu gosto de ter o cabelo escuro por isso não vejo problema em o utilizar.
O óleo Amla (groselha) é bastante liquido, tem uma aparência verde-escura como da imagem acima e tem um cheiro caracteristico..
Pode ser comprado online e em lojas de produtos africanos. Onde comprei o meu foi numa das lojas distribuídas por Lisboa, da Diamantino Viegas.